segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Intolerância


Um simples esbarrão no outro dentro do tremulo metro, um olhar não agradável, uma falta de atenção qualquer ou simplesmente um olhar mau encarado. Tudo isso é motivo para a violência nos dias de hoje. Passamos uma grande parte do nosso dia ao lado de pessoas que não conhecemos, dividimos lugares em acentos de transportes públicos com pessoas que nem se quer vimos antes, pode ser um assassino, um ladrão um corrupto ou uma pessoa de bem. O estresse do dia-a-dia nos deixa LOUCOS! Mal conseguimos dar atenção as coisas que realmente gostamos, pois temos de nos concentram nas que precisamos fazer, Deveria funcionar como uma escala de prioridades faz o que gostamos primeiro e se sobrasse um tempinho faria as obrigações.
Mas quem disse que é isso que acontece?
Com o capitalismo a flor da pele tudo em que pensamos é trabalhar, conseguir dinheiro e suprir nossas necessidades para que não tenhamos que roubar, tirar dos outros ou para que não tenhamos que depender eternamente dos pais ou da velha casa dos amigos.
E as pessoas que encontramos no metro durante a manhã, aquelas com caras cansadas e bravas estão simplesmente fazendo o mesmo que eu. suas obrigações diárias, mas nem por isso devem ser menos tolerantes ou cordiais. Aonde estão os antigos valores da sociedade? Ops, quase esqueci esses já não existem mais..

19 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

A sociedade de um mode geral pode não ter mais seus valores mas, individualmente eu ainda tenho os meus valores e respeito as pessoas na rua, no metrô, no ônibus. Esse valor vem de casa, as famílias devem ensinar melhor os filhos!

Beijinhos!

Rafael Hecht disse...

Belo texto, mto interessante...

Infelizmente hoje vivemos assim..
=/

Tony Martins disse...

E viva o capitalismo, nacionalismo, egoismo, e todos esses ismos que estão acoplados na sociedade.

Valores?, só se for os números da nota de 5 reais q levo no bolso, quem dera o valor fosse 100 hehehe

Fique com os Deuses do Rock and Roll

Pedro Junior disse...

Acho q esta questão valores, educação vem de casa... acredito que é de cedo q se constrói uma ótima pessoa...

Passa lá no meu blog depois
Abraços

Carla M. disse...

Perdemos a noção de comunidade como "conivência forçada" de antigamente, que se por um lado nos obrigava a ser agradáveis com gente com quem não escolhíamos conviver, nos dava esse ar de civilidade que todo mundo gosta.

Pois é, hoje somos todos estranhos convivendo sem interagir. Cansa né?!

Anônimo disse...

Convivo diariamente com esta mesma rotina. Sou um anônimo em meio aos usuários de metrô.

Não vejo como bons ou ruins, mas os valores a que você se refere ao menos davam maior senso de coletividade. Nós preocupávamos mais com o outro quando ainda éramos uma São Paulo pré-industrial. As distâncias eram melhores, nos locomovíamos com mais facilidade. Tinhamos mais rituais, hoje não. Todas as instituições sociais (família, religião, escola, trabalho) não existem ou se confundem. É o que o filósofo Edgar Morin atenta em seus estudos. Para ele, precisamos nos "religar" para conter a barbárie.

www.opatifundio.com

Unknown disse...

Puts... Coitado daqueles que vivem de Bilhete Único...

Odeio metrô...

Seu blog é ótimo, beijos !!!

DouglasFerT disse...

O meio foda msm.
A intolerância parte de CIMA, do governo e de BAIXO do povo...

NÃO A INTOLERÂNCIA!

**Sugiro a leitrua do ultimo post do meu blog, fala sobre a intolerancia vinda de CIMA, mas exatamente do Ministério da Saúde.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thais. disse...

gostei muito do seu comentário no meu blog,geralmente a maioria das pessoas,talvez com medo de se expressarem se calam e concordam comigo.
é sempre bom ouvir diferentes opiniões :)
volte sempre.
beijos

Unknown disse...

O povo é tão desmotivado com a vida que leva, o salário que ganha, o tratamento das autoridades, que já vai trabalhar desanimado e com um mal humor daqueles, nosso povo precisa se concientizar, cobrar, exigir daqueles que podem fazer para fazer alguma coisa.

Rubens Correia
www.blogdorubinho.cjb.net

Dory Yoko disse...

É, infelizmente as coisas acontecem tão rápido, a vida passa e as pessoas não conseguem ter prazer naquilo em que se deveria ter(trabalho, família). A rotina gera a estresse, o estresse... o mal humor...a falta de amor...

Dicas para Guardar dinheiro

Unknown disse...

A intolerância das cidades. Relamente é um drama cotidiano. Gostei do texto. Parabéns.

Leonardo disse...

Ótimo texto....
Muito bem escrito...

Abraços!

Erich Pontoldio disse...

Quando a maior preocupação do homem deixar de ser o TER para ser o SER o mundo vai se tornar um lugar magnífico.

Bruna Andrade disse...

"Aonde estão os antigos valores da sociedade? Ops, quase esqueci esses já não existem mais.."
pior é que você tá certo

Willians disse...

Questão de civilidade zerada em muitos brasucas, aliás....dizem que somos os menos educados do mundo e eu tenho quase a certeza disso...

Cada coisa...

Abraços

Tatah Marley's Confissões disse...

pow, acho que o mundo generalizando, está tomado de violencia porque tudo prega isto, se voce for parar pra pensar bem. E acaba que quando a pessoa nao nasce com um gene de grosseria e intolerancia no sangue, acaba adquirindo, nem que seja um pouco, o que se demonstra por atitudes bem pequenas, porém não imperceptíveis.
beijinhos

Irving Maynard disse...

Não dá para generalizar!!!!

A gente vive muito pensando no passado, há como era bom.....

Mas semprer existiu intolerancia, falta de valores e até contra valores. Por outro lado, sempre existiu pessoas tolerantes que vivem e tratam de se forma digna!

O que piora a situação é que os meios preferem frizar a falta de qualidade e os defeitos, mas não mostram o outro lado!